Orixás, Mitologia e Gestos - Curso Online com Aninha Catão

23.03.2020

Em tempos de quarentena e auto-cuidado, devido a pandemia do coronavírus no mundo, e a fim de preservar a saúde de todos,  a professora Aninha Catão oferecerá aulas online toda terça e quinta, às 19h a partir do dia 24 de março de 2020.

 

Durante a live os espectadores poderão trocar sobre mitologia dos Orixás, arquétipos e atos feitos por meio da dança: compreender a linguagem do corpo e as histórias ancestrais através dos gestos presentes na dança afro, entender as movimentações e correlaciona-las com a personalidade desses ancestrais. Nas aulas, será abordado também sobre a missão e domínio de cada Orixá por meio de itans, cantigas e dizeres dos orikis. Cada dia uma lenda, uma dança, uma fala, um oriki, uma reza para entendimento e armazenamento do asé através dos movimentos.

 

O encontro acontece no Instagram da professora @cataoaninha.

 

Foto da arte: Valéria Martins

 

 

 

Please reload

 tAMBOR DE CUMBA: 

 

Fundado em 2011 pela bailarina e diretora artística Aninha Catão, o Tambor de Cumba é um grupo de estudos que tem como objetivo promover as tradições culturais de matriz africana a fim de conscientizar a respeito da importância da representação da cultura negra como ferramenta de empoderamento e integração social através das artes negras, sobretudo a dança, por meio de oficinas, palestras, rodas, vivências e espetáculos.

 

Nosso objeto de estudo são as artes negras em geral, porém as trabalhadas com mais frequência são o jongo, o coco, o samba de roda, a ciranda, o maculele, a capoeira, o afoxé, o maracatu e a dança afro contemporânea.

 

O principal trabalho desenvolvido, atualmente, pelo grupo consiste em levar para zona portuária do Rio de Janeiro essa gama de danças afro-brasileiras estudadas, por meio de um evento mensal, intitulado Tambor no Valongo, realizado todo terceiro sábado do mês, desde 2013, no Cais do Valongo.

 próximos EVENToS: 

 

21/01/17: Tambor no Valongo no Cais do Valongo a partir das 16hs.

 

18/02/17: Tambor no Valongo no Cais do Valongo a partir das 16hs.

 

18/03/17: Tambor no Valongo no Cais do Valongo a partir das 16hs.

 

15/04/17: Tambor no Valongo no Cais do Valongo a partir das 16hs.

 POSTS recentes: 
Please reload